1º Festival Marisol de Balonismo

1º Festival Marisol de Balonismo
15 de setembro de 2013 gefe-silva

Nos dias 14 e 15 de Setembro, o céu de Jaraguá do Sul está diferente. Acontece o 1º Festival Marisol de Balonismo. São 9 balões que participam desta competição, onde  50 “alvos” são marcados no chão da cidade e os pilotos marcam pontos conforme passam sobre eles. Os pilotos são de várias regiões do Brasil, entre elas São Paulo, Rio de Janeiro, Curitiba e Porto Alegre. Dentre eles estão campeões brasileiros, que estão disputando vaga no campeonato mundial.

É a primeira vez que a nossa região recebe este tipo de evento, e pelo ânimo das pessoas que assistiam, a aceitação foi excelente.

Parabéns aos idealizadores do projeto e que outras atividades deste tipo aconteçam em Jaraguá do Sul futuramente.

Algumas curiosidades:

1- Um pé cúbico (28,32 litros) de ar pesa aproximadamente 28 gramas. Se você aquecer este ar a 37,8ºC, ele pesa em torno de 7 gramas a menos. Sendo assim, cada pé cúbico de ar contido em um balão de ar quente pode suspender em torno de 7 gramas. Então, para suspender 350 Kg precisamos de aproximadamente 1.214 metros cúbicos de ar quente (um milhão, duzentos e quatorze mil litros).

2 – O gás queimado pelo maçarico do balão é o propano, o mesmo utilizado em churrasqueira à gás nos Estados Unidos.

3 – O material “envelope” (o balão em si) é feito de gomos de náilon tratado, reforçado com costura em forma de teia.

4 – A cesta do balão é geralmente feita de vime, pois este é um material resistente, flexível e leve. Esta flexibilidade é útil na hora dos pousos, pois absorve parte da energia do impacto.

5 – O piloto manobra o balão subindo e descendo para “pegar” correntes de ar que estão em diferentes direções em diferentes altitudes.

 

Vejam algumas fotos do festival:

 

Vejam o vídeo do festival:
[tube]http://www.youtube.com/watch?v=RX-_CYN6mAE[/tube]