Florianópolis – Trilha do saquinho

Florianópolis – Trilha do saquinho
4 de setembro de 2013 gefe-silva

A praia do Saquinho fica ao sul do Pântano do Sul, em Florianópolis. Para chegar lá, o caminho mais simples é a “Trilha do Saquinho”, uma caminhada de aproximadamente meia hora acompanhado a costa rochosa da região e também adentrando à mata. Toda a trilha é pavimentada com concreto, o que garante a segurança de quem a percorre.

Chegando na praia do Saquinho, o visitante pode contemplar, além da bela, pequena e pouco ocupada praia, as poucas casas dos moradores locais. São casas de construção modesta, que mostram que qualidade de vida não é sinônimo de modernidade. No local não há energia elétrica, e os moradores não fazem questão de tê-la. Em entrevista certa vez, um deles falou que “não se sabe o que vem junto com a eletricidade.” Ou seja, o progresso tem um preço, que provavelmente seria a exploração imobiliária do local, acabando assim com a tranquilidade e a simplicidade do lugar, adjetivos estes que tornam este lugar tão especial.

Então, se você tem disposição de encarar uma caminhada subindo e descendo encostas, visite a Praia do Saquinho. Só não esqueça o protetor solar e traga o seu lixo de volta.

[tube]http://www.youtube.com/watch?v=MAMP5ikM6Kk[/tube]