Ecoturismo em Brotas – Diversão em contato com a natureza

Ecoturismo em Brotas – Diversão em contato com a natureza
21 de maio de 2013 gefe-silva

Brotas é uma cidade localizada na região sul do estado de São Paulo. Bastante ligada à produção rural e agrícola, é bastante famosa pela sua cultura com o café. A cidade também é referência no que diz respeito à preservação da natureza, pois comporta uma grande área de mata nativa, abrigando uma parcela significativa de biodiversidade de flora e fauna em sua extensão. Também comporta um dos poucos rios ainda não poluídos do estado, o Rio Jacaré Pepira, o que faz da cidade também uma grande detentora de manancial hídrico.

Algumas dessas características de Brotas fazem com que a cidade seja uma das poucas regiões – principalmente do estado de São Paulo – que tenha área preservada e com recursos naturais em sua extensão, contribuindo para o meio ambiente. Além disso, também possui algumas nascentes de rios com cachoeiras, o que faz da cidade um grande polo de esportes aquáticos naturais.

Brotas é um ótimo destino para quem quer viajar para um lugar em que se fique em constante contato com a natureza. Perfeito para viagens em família, a cidade oferece diversas opções de esportes aliado ao ecoturismo. Rafting, boia cross, canoagem e canyoning são alguns dos esportes mais procurados pelos turistas.

brotas-_fotos1

Para o ecoturismo, são diversas as opções. Você pode procurar o Alaya Centro de Aventura que fica a quatro quilômetros do centro da cidade e oferece a melhor estrutura para turistas, com estacionamento, lanchonete, restaurante e banheiros. Lá é possível praticar arvorismo, boia cross, mini rafting, escalada e rapel, opções em que a família toda pode aproveitar para se divertir juntos.

Outro passeio bem interessante de se fazer com a família ou com amigos é visitar algumas das cachoeiras que a região oferece. A Cachoeira Cassorova possui 60 metros de quedas e ainda oferece trilhas para passeio. Ela fica dentro da fazenda São Sebastião da Serra. Nessa mesma fazenda também é possível saltar de tirolesa e ela ainda dá acesso a outra cachoeira, a dos Quatis, por meio de outra trilha.

O contato com os animais também existe em Brotas. Outro passeio que se pode fazer em família é a cavalgada, que percorre por várias paisagens belíssimas, passando por fazendas, trilhas e cachoeiras. A cavalgada pode ser praticada também no período noturno.

Se você é fã da natureza e ainda não conhece esse pequeno paraíso de mata preservada não deixe de providenciar logo seu pacote de viagem para Brotas. É garantia de uma experiência incrível!