Especial Gramado e Canela – Parte 8 – Parque da Ferradura

Especial Gramado e Canela – Parte 8 – Parque da Ferradura
3 de dezembro de 2012 gefe-silva

Para quem gosta de aventura, este é um dos melhores passeios! O parque possui uma estrutura bem bacana, contando com 4 trilhas, 3 mirantes, 8 churrasqueiras, playground e lanchonete.

As trilhas superiores são de fácil acesso para pessoas que não estão acostumadas a caminhar longas distâncias em terreno acidentado. Nelas você encontra os mirantes que possibilitam a vista do Rio Caí, que fica em um cânion com 420 metros de profundidade. Nestes mirantes, você vai ficar praticamente suspenso na beirada do cânion, e em um deles, você ainda tem como “bônus” a visão da bela cachoeira do Arroio Caçador.

Nós optamos por fazer a trilha do Rio Caí, que dá acesso a parte inferior do parque, pois nos outros anos que estivemos por lá o clima acabou atrapalhando um pouco.

Esta trilha leva em teoria aproximadamente duas horas para ser percorrida (ida e volta). Digo em teoria, pois na prática você vai ficar mais uma hora na base do cânion tirando fotos e admirando a beleza do local.

Não recomendamos esta trilha para pessoas que não estejam acostumadas a andar em terrenos irregulares e a caminhar longas distâncias em trechos escorregadios e em subidas íngremes, mas, para quem não se importa em fazer um esforço extra, vale muito à pena.

Durante o caminho placas indicam a direção correta, eliminando qualquer possibilidade de se perder no mato, não tem erro, é só seguir as placas. Quando chega o final da trilha, você já está na base do cânion e de frente para a cachoeira do Arroio Caçador. Se o dia estiver quente (não foi o nosso caso) você pode aproveitar para tomar um banho no Rio Caí, que flui calmamente em forma de ferradura, dando nome ao local.

 

 

          Quando chegamos novamente na parte superior do parque, perto da lanchonete ouvimos alguns barulhos vindos das copas das árvores. Percebemos então que se tratava de um macaco (conhecido popularmente como Bugio). Logo em seguida aparece outro, e outro e em poucos minutos devia haver uns 20 deles passeando sobre as árvores. Fizemos silêncio e ficamos tentando fotografá-los, foi quando o atendente da lanchonete veio até nós e disse: “Ah, são os macacos, eles são mansos, já volto, vou buscar pão pra eles.” Então, ele foi até a lanchonete e em seguida voltou com alguns pedaços de pão. Os macacos, já acostumados, desciam das árvores para pegar o pão da mão do rapaz. É claro que não perdemos a oportunidade de alimentá-los também.  Então fica a dica: Ao visitar o Parque da Ferradura, levem frutas para os macacos, é uma experiência interessante.

www.valedaferradura.com.br

Endereço: Estrada da Ferradura (RS 466 – Passando o parque do Caracol, siga em frente) – Canela

Telefone: (54) 3278-9000

Ingresso: R$ 8,00