ESP – O quê é e como funciona?

ESP – O quê é e como funciona?
30 de maio de 2012 gefe-silva

Você está pensando em trocar de carro? Conheça o sistema ESP (Eletronic Stability Program – Programa Eletrônico de Estabilidade).

A derrapagem é uma das principais causas de acidentes de trânsito. Estudos internacionais mostram que pelo menos 40% de todos os acidentes fatais são provocados por derrapagens. O ESP® pode evitar até 80% de todos os acidentes resultantes de derrapagens. O ESP® detecta a iminência de derrapagem e intervém em uma fração de segundo. O motorista mantém o controle do veículo e o veículo não derrapa, desde que os limites da física não sejam excedidos.

O ESP® fica permanentemente ativo. Um microcomputador faz o monitoramento dos sinais dos sensores do ESP® e verifica 25 vezes por segundo se a trajetória real do veículo corresponde aos movimentos aplicados pelo motorista ao volante. Se o veículo se movimentar em uma direção diferente, o ESP® detecta a situação crítica e reage de imediato – independentemente da ação do motorista. O ESP® utiliza o sistema de frenagem do veículo para “conduzir” o veículo de volta à estrada. Com intervenções seletivas de frenagem em cada roda, o ESP® produz a força contrária necessária para que o veículo reaja de acordo com a vontade do motorista. O ESP® não só inicia a intervenção de frenagem, como pode intervir no motor para acelerar as rodas motrizes. Assim, dentro dos limites da física, o veículo é mantido em segurança na trajetória.

O ESP® reduz substancialmente as dificuldades em controlar o veículo nas situações críticas, auxiliando o motorista. O ABS, o TCS e o ESP® foram introduzidos no mercado pela Bosch.

Fonte: Bosch

Veja abaixo um vídeo mostrando a diferença entre um veículo com ESP e outro sem. Note que o veículo sem ESP quase capota, pois como trata-se de uma Pick up, que possui o centro de gravidade mais elevado do que um veículo menor, a falta do ESP se torna mais crítica ainda.

Portanto, quando for comprar o seu próximo veículo analise se o mesmo dispõe deste recurso. Infelizmente no Brasil poucos veículos oferecem o ESP, mas com o nosso conhecimento e mudança nos padrões exigidos por nós consumidores, podemos mudar esta realidade e salvarmos vidas.

[tube]http://www.youtube.com/watch?v=0KBIBCK-veA[/tube]