Turismo de Aventura em Florianópolis e Fortaleza – O que de melhor essas capitais têm para oferecer

Turismo de Aventura em Florianópolis e Fortaleza – O que de melhor essas capitais têm para oferecer
18 de abril de 2012 gefe-silva

Quem procura por lugares paradisíacos para um bom turismo de aventura pode se surpreender com duas ótimas opções dentro do Brasil: Florianópolis, capital de Santa Catarina, e Fortaleza, capital do Ceará. Se essas duas cidades já recebem turistas o ano inteiro por conta de suas lindas praias e programações culturais, elas ainda têm o aditivo de serem destinos perfeitos para quem quer deixar a adrenalina subir e também aumentar o contato com a natureza durante o passeio. Então, se você está pensando em fazer reserva de hotel já para a próxima viagem de aventura, a dica é considerar fortemente esses dois lugares.

Em Florianópolis, uma boa pedida é começar o turismo de aventura pelo que Floripa tem de mais famoso: o mar. Nas praias do litoral catarinense, especialmente da ilha capital, é possível fazer muito além do que apenas admirar a paisagem. Além de mergulhos livres e guiados que as empresas fazem pelas praias de corais em Florianópolis, grande parte da orla da ilha é propensa para surfe – e não só para a prática profissional do esporte. Iniciantes e surfistas de férias também podem se jogar nas águas e levar a adrenalina às alturas, através de empresas que ministram minicursos e disponibilizam os equipamentos (prancha, roupa) nas praias. Para quem quer ainda mais emoção, canoagem e rafting ou surfrafting são boas opções, principalmente na praia dos Ingleses e na praia do Santinho. A dica, então, é escolher um hotel de frente para o mar em Florianópolis para já ir se inspirando, desde a chegada, sobre qual opção de aventura seguir pelo mar aberto de Santa Catarina.

Por terra, a pegada em Floripa é, para quem gosta de uma aventura ecológica mais “light”, os percursos para caminhada e trilha de moutain bike em vários morros e planaltos da cidade. Quem já é mais radical pode optar pela escalada em paredão natural e esportes com prancha em terra, como o famoso sandboard, uma espécie de surfe nas dunas de areia. Floripa também tem opções de trilha na “natureza selvagem”, onde é possível ver, inclusive, sítios arqueológicos dos mais antigos por diversas partes da ilha.

Na capital cearense também não faltam opções de boas aventuras durante um passeio turístico. Para começar, assim como Florianópolis, Fortaleza também tem ótimas praias para surfe em todos os níveis de aprendizado, além de ter dunas perfeitas para o sandboard – que por lá recebe o irreverente nome de “esquibunda”. Por lá também é possível fazer um tipo de turismo que poucas pessoas têm a possibilidade: o turismo “off-road”. Muitas empresas alugam veículos (em sua maioria, jipes) de tração 4×4 para que o turista possa sentir toda a emoção de pilotar por entre as dunas de areia da capital cearense. De quebra, claro, a vista maravilhosa do litoral do estado completa o cenário perfeito para a mistura de novas experiências e adrenalina.

Para esse tipo de turismo em que você vai ficar muito pouco tempo dentro de um quarto de hotel, busque por hotel 3 estrelas em Fortaleza e fique atento às programações de aventura da cidade. Não deixe de praticar o kitesurfe, um dos esportes mais praticados nas praias de Fortaleza, e os mergulhos em praias de coral – principalmente se você tiver a oportunidade de conhecer cidades vizinhas à capital, como Jijoca de Jericoacoara. O passeio entre as cidades, inclusive, já é uma grande aventura. E a se julgar pelos cenários naturais cearenses, podemos dizer que se trata de uma aventura inesquecível.