Rapel

Rapel
28 de dezembro de 2011 gefe-silva

Nossa região oferece inúmeras opções de Rapel em cachoeiras ou paredões de alturas variadas, entre 10 e 80 metros, com ou sem contato com a água. Lindos vales cobertos por mata atlântica e habitados por colonos de descendência européia formam o cenário dessa aventura inesquecível.

O Rapel é uma técnica de descida originalmente usada na exploração de cavernas, adaptada para paredões ou cachoeiras utilizando equipamento adequado. O Rapel realizado em cachoeiras tem sido denominado de Cascading. A altura de uma cachoeira não é a única garantia de emoção, grande influência também tem o ângulo, volume de água e a composição da rocha que forma a cachoeira.

Aconselha-se ter a primeira experiência em cachoeiras menores, que podem variar entre 10 e 20 metros de altura. Depois, vem o desafio das maiores cachoeiras de até 80 metros de altura. O que se desce pela corda, logicamente tem que ser vencido antes ou depois, subindo as encostas da serra por trilhas, o que sempre é uma aventura à parte.

O Rapel ou Cascading pode ser praticado por qualquer pessoa com o acompanhamento de guias profissionais. É mais uma aventura segura e com muita adrenalina.